domingo, 8 de janeiro de 2012

Dois Textos para Reflexão e Acção

Tenho, desde há algum tempo, dois textos para colocar neste blogue sobre os quais pedi diversas e enriquecedoras opiniões prévias. Eles dizem respeito a um assunto pouco abordado que é genericamente o exercício do poder dentro das universidades. Um deles tem o título: “Há razões para ter medo das decisões do reitor?” e outro refere-se a outros (e são muitos) titulares formais ou informais de poder e tem o título “os poderes dentro da Universidade”, acrescentando-se desde logo que a universidade é um “lugar perigoso quanto à questão dos poderes” .
São temas muito interessantes e ao mesmo tempo excelentes oportunidades de reflexão democrática não se podendo esquecer que a universidade tem de ser um lugar em que a democracia, que a Constituição e a lei consagram, se pratica com alto nível, sendo a crítica, feita com elevação e respeito pelas pessoas, um elemento essencial dela.
António Cândido de Oliveira
PS - Sobre a democracia e o mérito nas universidades remeto para o texto publicado no jornal Público em 11.2.2011 que se encontra no site "http://omelhorparaauniversidade.org/site/page12.aspx"