domingo, 22 de maio de 2011

Reitoria da Universidade do Porto

Visitei a Reitoria da Universidade do Porto. Fui à procura do Conselho Geral e do Conselho de Curadores da UP e acabei por falar com o Reitor.
Explico: o que me levou, na passada 6ª feira, a entrar na Reitoria da UP, que é uma universidade pública e por isso tem as portas abertas a quem lá entra, foi ver como funcionava o Conselho Geral e, se possível, o Conselho de Curadores. Não fui de propósito mas ficava muito perto do local que me fez ir ao Porto e entrei, sem qualquer marcação prévia. Perguntei ao porteiro onde era o Conselho Geral, depois de me identificar como professor da UM, e ele amavelmente indicou-me a Reitoria, para obter a resposta.
Na Reitoria, fui rapidamente conduzido a um gabinete partilhado por outras funcionárias e pude concluir que, ao contrário do que sucede entre nós, o CG não tem uma funcionária inteiramente dedicada. Não pude falar com ela por estar de férias até ao dia 23 de Maio. A amabilidade das restantes funcionárias foi grande e levaram-me junto da antiga funcionária de apoio ao Conselho e que agora presta serviço na Reitoria.
Estava a dar-me algumas informações quando entrou o Reitor, Prof. Doutor Marques dos Santos, que me cumprimentou e, sem hesitação, me disse para entrar no seu gabinete. Tivemos aí uma conversa de muito interesse, ainda que curta (cerca de 20 minutos), pois tentei evitar abusar da amabilidade.
Não tenho aqui tempo para dar conta do muito que falámos, em pouco tempo, sobre o regime jurídico das Universidades e das diferentes opiniões que temos.
O Reitor Marques dos Santos é um convicto defensor da Universidade-Fundação e um dos argumentos que para isso esgrime e que para mim tem mais força é este: uma Universidade não pode ser administrada como uma repartição pública administrativa.
Quanto a isso não posso estar mais de acordo!
Quanto ao resto...