terça-feira, 30 de agosto de 2011

Pedido de "Cessação de Funções" de Vice-Reitora

O primeiro parágrafo do comunicado distribuído ontem, dia 29 de Agosto de 2011, pelo Reitor à Academia é muito seco.
Diz: “ A Prof. Margarida Proença, Vice-Reitora para os assuntos administrativos e financeiros, cessa funções a partir de hoje, 29 de Agosto, na sequência de um seu pedido aceite pelo Reitor.”
Por ser tão parco de informação, permite várias leituras. Dele pode concluir-se, ora que a vice-reitora Margarida Proença, por razões pessoais, pediu a cessação de funções e o reitor acedeu de imediato, nem sequer insistindo (mas porque não foi dito isso no comunicado?); ora, pode concluir-se, por exemplo, que houve um desentendimento entre o reitor e a vice-reitora e ele foi ultrapassado com um pedido de demissão por parte desta, evitando-se assim uma sempre desagradável exoneração.
O resto do comunicado é o adequado em qualquer dos casos, ou seja, o devido agradecimento pelo trabalho desenvolvido em favor da Universidade em funções que são muito importantes e exigentes.
Dito isto, aguarda-se agora a substituição (também a não substituição imediata, que bem poderia ter sido feita, permite pensar, pelo menos pensar, que o reitor foi surpreendido).
O reitor forma com os vice- e os pró-reitores uma equipa de governo da universidade de que ele é o chefe. Pela formação dessa equipa e pela sua alteração responde perante o conselho geral nos termos da lei e da al. e) do n.º 1 do artigo 29.º dos estatutos da UM.
É do interesse da nossa universidade que o importante lugar agora vago seja bem preenchido e em curto espaço de tempo.