domingo, 24 de fevereiro de 2013

UM- Debater Antes, Durante e Depois das Eleições

Eleições CG-2013
Debater Antes, Durante e Depois das Eleições
As universidades públicas portuguesas - e assim a Universidade do Minho – possuem, por força da Constituição e da lei, um sistema de governo democrático.
É minha opinião que a grande maioria dos membros da academia não têm plena consciência da responsabilidade que tal sistema implica. Prova disso é, a meu ver, o modo como está a decorrer a actual campanha para a escolha dos membros eleitos do Conselho Geral (CG).
Neste momento deveria já estar a decorrer um debate elevado mas largamente aberto e participado sobre os muitos problemas concretos que a nossa Universidade possui para melhor orientar o nosso voto (a não ser que as listas que se candidatam, nomeadamente as dos professores, não tenham diferenças concretas de fundo neste aspecto).
Estou convencido de que tais diferenças existem mas a verdade é que não as conhecemos. Estarão à espera do período de campanha eleitoral marcado no calendário eleitoral (26 de Fevereiro a 11 de Março ) para dizer o que têm para dizer? Vão dizer e debater tudo nesse curtíssimo período?
Se assim for, do mal o menos, mas importa lembrar que os problemas da Universidade do Minho podem e devem ser abertamente discutidos antes, durante e depois das eleições.
Não compreender isso é não compreender nem praticar o sistema democrático de governo das universidades e então é de perguntar se o merecemos.
UM, 24-2-2013
António Cândido de Oliveira
Membro do Conselho Geral Cessante