segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Eleições CG 2013- O Mais Importante É Saber Quem Vai Ganhar?



Texto enviado hoje, dia 4,  à Academia no uso do direito e dever de participação eleitoral para o qual peço a atenção possível.
António Cândido de Oliveira

----

ELEIÇÕES CG 2013 - O mais importante é saber quem vai ganhar?

Não sabemos se as pessoas têm consciência disso mas estamos a pouco mais de um mês de eleições e quando se reparar o tempo já passou. Isto é dito porque não se vê ainda – e já se deveria ver – um debate sobre os problemas da Universidade do Minho. Debate que tem, é verdade, de estar sempre aberto mas que deve ter um ponto alto em tempo eleitoral.

Aliás, tenho a opinião de que a grande pergunta destas eleições não é mesmo saber quem vai ganhar. A pergunta que verdadeiramente interessa é saber se vai melhorar e o que vai melhorar na UM com estas eleições. E quando se diz melhorar trata-se de procurar resolver os problemas que ela tem e que são muitos numa instituição com a dimensão da UM.

Poderá dizer-se que o problema maior é o dinheiro e ele não existe. Porém, deve ter-se bem presente que é em tempos de dificuldades que a gestão tem de ser mais rigorosa, que não se pode facilitar e que há que encontrar meios para o essencial. E o essencial é motivar todos os membros da academia, desde os alunos, aos funcionários e professores para as tarefas que à Universidade do Minho estatutariamente cabe cumprir.

É necessário ouvir a voz das listas e, neste momento, nem sequer todas estão apresentadas à academia.

UM - 4 de Fevereiro de 2013

António Cândido de Oliveira

Membro do Conselho Geral da UM