quarta-feira, 16 de novembro de 2011

A Praxe é Isto!

Na passada terça-feira, dia 15 de Novembro de 2011, pelas 15 horas, verifiquei, com forte indignação, que no espaço central do Campus de Gualtar (o extenso rectângulo de terra ladeado do lado poente pela Escola de Direito e outras e do lado nascente pelo edifício da Escola de Economia e Gestão e pelo Complexo Pedagógico III ), um conjunto de alunos ("praxantes")deram a outros alunos ordem para rebolarem campo abaixo (aplicação de castigo?) com a terra toda molhada, como é sabido, dado o temporal de chuva intensa que ocorreu nessa noite e parte da manhã. À distância a que me encontrava, cerca de 200 metros, via-se perfeitamente a triste cena.
Telefonei de imediato para a Reitoria - já não dá para telefonar para outro sítio - e fiz ainda outras diligências na sequência do contacto estabelecido.
Não se pode ficar indiferente, nenhum órgão da UM pode ficar indiferente,a meu ver, quando situações destas acontecem. Não são só os alunos que fazem estas coisas que degradam, por essa via, a imagem da Universidade, a do Minho e a Portuguesa. Somos todos nós, membros da Academia, que a degradamos quando não reagimos devidamente.
É necessário pôr termo a estas coisas.