Texto de mensagem (com pequenas alterações) enviada à academia ("todos") sobre os SDUM no seguimento da reclamação de vários colegas sobre o novo regulamento:
"Sejamos justos! Os SDUM estão bem organizados e o atendimento dos/das funcionários/as é, pelo menos para mim, amável.O problema está na inflexível "burocracia" da chefia dos serviços.
Não vou contar aqui o que tive de passar e pagar, ainda no tempo do antigo "regulamento", por causa de não ter cumprido uma formalidade num determinado dia.
Um colega meu pura e simplesmente deixou, desde há anos, de utilizar a biblioteca (os SDUM não se importam com isso; só lhes interessa o cumprimento das regras).
Agora, com o novo regulamento, a situação agravou-se.
Ainda ontem uma colega vinha revoltada dos SDUM depois de ter pago largas dezenas de euros.
Esta situação tem solução.
Basta a Reitoria, no caso de os serviços não terem capacidade para resolver doutro modo, suspender nesta parte (se tal for necessário!) o regulamento e introduzir duas regras:
- uma, a da renovação automática até ao limite temporal permitido do empréstimo domiciliário (e não é muito tempo);
- outra, a do aviso electrónico devidamente sinalizado e com pedido de resposta da entrada em incumprimento, dando um prazo para regularizar a situação (se não houver resposta deve averiguar-se o que se passa e não esperar que a conta da multa suba...)
Saudações académicas,
António Cândido de Oliveira
PS - Como é óbvio - e apesar de tudo - não deixarei de frequentar os SDUM
PPS - Quanto aos colegas que não gostam de ver estas mensagens na sua caixa de correio, remeto, concordando, para o que escrevi neste blogue em 22 de Outubro.