terça-feira, 21 de junho de 2011

O Campus de Gualtar: Problemas para Debater e Resolver

O Campus de Gualtar da Universidade do Minho cresceu muito e tem problemas sérios para resolver.
A ligação entre, por um lado, as Escolas mais distantes, situadas no lado poente (Psicologia, Educação, Ciências Sociais, Engenharia e Direito, esta com a particularidade de estar de costas voltadas para o Campus…) e, por outro, a Biblioteca Geral da Universidade do Minho (BGUM), os Complexos Pedagógicos (I,II e III), as Cantinas (e o Restaurante Panorâmico) e as outras Escolas, apresenta dificuldades, desde logo de distância, que precisam de ser atenuadas.
A Escola de Ciências da Saúde, por sua vez, está ainda mais distante dando até a impressão que está situada fora do Campus, isolada deste e do novo Hospital.
Melhorar a ligação de tudo isto é uma tarefa necessária e urgente. Um bom planeamento teria previsto estas situações e a forma de as resolver . Na falta dele, há que encontrar as soluções mais adequadas, abrindo debate sobre elas e elaborando um plano devidamente actualizado.
Todos temos o direito e o dever de participar na vida deste nosso amplo local de trabalho e não se compreende, por exemplo, que estejam a decorrer,dentro dele, obras sem uma informação completa e adequada.
O largo espaço verde, situado entre as escolas acima referidas e a parte central do Campus, é uma oportunidade de valorização que não pode ser desperdiçada. Não sei a solução que será para ali encontrada mas sei que qualquer uma terá vantagens e inconvenientes. Justifica-se perfeitamente um debate aberto sobre esta matéria.
António Cândido de Oliveira