sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Eleições na Universidade do Minho (II)

Aproximam-se as eleições para o Conselho Geral da Universidade do Minho, que terão lugar no dia 21 de março de 2017.
 

Neste momento, o Conselho Geral (CG) é composto por 6 professores que foram eleitos por uma lista que, na gíria académica, é conhecida por “lista do Reitor”, pois foi encabeçada pelo Professor António Cunha; por 4 membros da lista “Universidade Cidadã”, que foi encabeçada pelo Professor Licínio Lima; e por 2 membros da lista denominada “Novos Desafios, Novos Rumos”, encabeçada pelo Professor Rui Ramos. Para além dos 12 professores, o CG integra 4 estudantes, 3 dos quais mais ligados à Associação Académica (AAUM) e 1 independente; e uma funcionária, a jurista Dr.ª Fernanda Ferreira. Além destes 17 elementos internos, o CG tem 6 membros externos, um dos quais é o Presidente (Juiz Conselheiro Jubilado, Dr. Laborinho Lúcio).
 

Para as próximas eleições, estão em apreciação 8 listas.
 

Três para eleger os 12 professores que farão parte do futuro CG, que são: “Afirmar a Universidade, Valorizar as Pessoas, Ganhar o Futuro!”, encabeçada pelo Professor Rui Vieira de Castro (Educação), até há pouco Vice-Reitor; “Universidade Cidadã”, lista encabeçada pelo Professor Óscar Gonçalves (Psicologia); e a lista “Uma Universidade de Todos para Todos”, encabeçada pelo Professor João Monteiro (Engenharia). Para eleger 1 funcionário(a), apresentam-se também 3 listas.
São elas “Desafios sem Limite”, “Ser SolidariUM” e “UM para Todos, Todos pela UM”. 


Para eleger 4 estudantes, apresentam-se 2 listas: uma denominada “Juntos pela Academia” e uma segunda lista, ainda, sem título.
As eleições seguem o método d’Hondt, sendo por isso muito importante verificar, não só a lista que tem mais votos, como a distribuição dos lugares, podendo haver, ou não, maioria absoluta de uma lista. 


No caso dos funcionários, vencerá a lista que obtiver o maior número de votos. No caso dos estudantes, haverá maioria absoluta ou empate, dado que há somente duas listas concorrentes e dois lugares em disputa.
 

O calendário eleitoral está a decorrer, neste momento, para eventual regularização, aceitação ou exclusão das listas. A publicação das listas definitivas terá lugar no dia 6 de março. Já o período de campanha eleitoral decorrerá formalmente entre os dias 7 e 20 de março, votando-se no dia seguinte (voto eletrónico) Depois do dia 21 e da homologação dos resultados eleitorais, tomarão posse os membros internos eleitos, que depois cooptarão seis membros externos.
 

É de maior interesse acompanhar estas eleições, dada a importância que elas têm para a Universidade do Minho e para a Região. 

in Diário do Minho