sexta-feira, 15 de abril de 2011

Breves Apontamentos


1.O que me move neste neste "sítio" e no blogue que lhe está ligado é contribuir, pelo modo que melhor posso, para o bem da Universidade ("omelhorparaauniversidade").É a esta luz que deve ser lido e apreciado o que vou escrevendo e colocando.

2. Redigir estas notas, omitindo que Portugal pediu há poucos dias ajuda externa e que estão a decorrer negociações da maior importância para que o nosso país tenha, antes de mais, dinheiro para funcionar normalmente, seria esquecer que as universidades portuguesas em geral e a nossa Universidade em especial estão profundamente dependentes do êxito dessas negociações e depois da execução do acordo que se venha a alcançar. Não é assunto que nos deixe indiferentes.

3. Ontem assisti, em Gualtar, a boa parte de um "forum" do Reitor com os Professores. Estavam presentes menos de vinte professores. Não é preciso fazer comentários. Ou será?

4. Alguém me chamou a atenção, noutra Universidade, para o facto de a instituição em causa (com uma dimensão próxima da nossa) ter uma equipa reitoral de 11 pessoas (incluindo vices e pró-reitores). Fui ver a equipa reitoral da UM e ela tem 10 elementos. Embora não se possa fazer uma comparação sem mais fica a impressão que quase parece um governo da nação. Não será um número de membros demasiado grande? Deixo a pergunta para reflexão, pois não tenho resposta segura.