O Jornal de Notícias do passado sábado, dia 15 de Novembro de 2014, titulava ao cimo e a toda a largura da primeira página: "Trás-os-Montes, Minho e Porto Criam Universidade do Norte" e esclarecia por baixo também a toda a largura "Assinado consórcio entre as três instituições de Ensino Superior para gerir cursos, serviços e ação social envolvendo 56 mil alunos". O desenvolvimento vinha na página 11.
E nesta página dedicada, por inteiro, a este assunto apresentava-se informação com muito interesse relativa à nova entidade sobre número de alunos ( 56571) , docentes, não docentes, cursos (614), faculdades (ou escolas) (30), centros de investigação (92) e orçamento (335 milhões de euros), O número de docentes não estava desagregado mas somados dá um total de 3636.
Vejo com muito interesse este passo dado pelas três universidades e agora são muito elevadas as expectativas criadas e em boa parte elencadas pelo JN..
Espera-se que haja, entre muitas outras coisas, uma efetiva mobilidade não só de alunos como de docentes bem como uma concertação bem pensada da oferta de cursos. Há tantas coisas que podem ( e devem) ser feitas no âmbito deste projecto!