No âmbito das comemorações dos 25 anos da Escola de Direito da Universidade do Minho (EDUM), foi justamente homenageado, no dia 14 de dezembro de 2018, Jose Antonio Gómez Segade, professor catedrático jubilado da Faculdade de Direito da Universidade de Santiago de Compostela, da qual foi também Diretor.
Gómez Segade nasceu na Galiza, na província de Ourense, muito próximo da fronteira, facto que muito o marcou, acabando por ajudar a fazer dele um grande amigo de Portugal.
Professor de Direito Comercial e investigador de grande prestígio, foi o primeiro Diretor do centro de investigação de grande renome na Europa, o “Instituto de Derecho Industrial de l a Universidad de Santiago” (IDIUS) e desempenhou um papel de primeiro plano na conceituada Revista “Actas de Derecho Industrial” (ADI).
A sua ligação a Portugal é muito forte e foi aumentada com a colaboração que prestou para a afirmação da Escola de Direito da Universidade do Minho, na qualidade de membro do Conselho Científico do então denominado Departamento Autónomo de Direito. Era um órgão de grande nível, sem paralelo nas universidades portuguesas, pois incluía, para além dos doutores da casa, prestigiados professores externos, nomeadamente, da Universidade de Santiago de Compostela, da Universidade da Corunha, da Universidade de Lisboa e da Universidade de Coimbra.
Raramente faltava às reuniões do Conselho, apesar da viagem longa e inicialmente difícil na parte portuguesa, e tinha nelas uma participação muito ativa e importante, procurando fortalecer a jovem Faculdade que ajudou a crescer e amparando-a sempre em momentos de maior dificuldade.
Como testemunho da amizade a Portugal e da ligação que tem com a Universidade do Minho e sua Escola de Direito doou-lhe a sua biblioteca de vários milhares de volumes, que tem lugar devidamente assinalado na Biblioteca da EDUM.
Não esquecendo nunca a sua Galiza, utilizava sempre o galego no Conselho Científico e nas conversas que mantinha e foi em galego que falou com emoção no agradecimento à homenagem do dia 14 de dezembro acompanhado de sua família.
José Antonio Gómez Segade lembra-nos que as pessoas de um e outro lado do Minho pertencem à mesma Galécia que tem como capital a Bracara Augusta. É uma lembrança que devemos cultivar e aprofundar, pois tem ainda muito caminho para percorrer.
Professor Gómez Segade José Antonio Gómez Segade lembra-nos que as pessoas de um e outro lado do Minho pertencem à mesma Galécia que tem como capital a Bracara Augusta.
É uma lembrança que devemos cultivar e aprofundar, pois tem ainda muito caminho para percorrer.
(Artigo de opinião publicado no Diário do Minho de 21-12-2018)